EVENTOS GRATUITOS

Tendo como ponto de partida o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas Waldorf, queremos abrir espaço de reflexões e trocas entre professores. Venha partilhar suas dúvidas, desafios e conquistas acerca dos seguintes temas:


COMO TRABALHAR CONCEITOS DA PEDAGOGIA WALDORF NA EDUCAÇÃO PÚBLICA?  
Objetivo: A Pedagogia Waldorf  costuma carregar o estigma de uma educação elitizada, apesar de ter nascido em um ambiente de diferenças sociais em 1919. Hoje, contamos com algumas escolas públicas que trabalham integralmente com a Pedagogia Waldorf no Brasil e outras que empregam alguns elementos da pedagogia, por promovem um diferencial na qualidade da pratica em sala de aula. Queremos promover um diálogo para tratar desse tema e abordar as possibilidades metodológicas das quais a escola pública poderia usufruir e, conhecer a prática dos colegas das diferentes escolas.
Data: 20 de Outubro
Horário: 16h às 18h
Docentes: Daniela Zanon e Melanie Guerra

TRABALHOS MANUAIS NA PEDAGOGIA WALDORF
Objetivo: Nesse colóquio abordaremos a importância das aulas de Trabalhos Manuais na escola Waldorf, como sua prática estimula a capacidade criativa e ativa a vontade do ser humano em desenvolvimento. Trataremos da introdução dos Trabalhos Manuais no primeiro ano escolar – O aprendizado do tricô através das histórias e imagens – Como o “encantamento” acontece nas primeiras aulas e a criança se vincula à matéria com interesse e entusiasmo.
Reflexões e troca de experiências sobre o currículo de Trabalhos Manuais, do 1° ao 8° ano, nas escolas brasileiras também farão parte desse encontro.
Data: 10 de Novembro
Horário: 16h às 18h
Docente: Isabel Nielsen

PEDAGOGIA WALDORF NO BRASIL: CONSEGUIMOS ATUALIZÁ-LA E INSERI-LA NA NOSSA CULTURA?
Objetivo: A Pedagogia Waldorf teve seu início na Europa em 1919 e, desde então, foram fundadas 1092 escolas nos diferentes continentes do mundo. Rudolf Steiner, que elaborou a fundamentação dessa pedagogia, era um homem do seu tempo e inserido em certa cultura.  As Escolas Waldorf partilham de um desafio: Como tornar o currículo proposto apropriado para cada local geográfico e cultural em que se encontram. Também aqui no Brasil: em 61 anos de Pedagogia Waldorf, conseguimos torná-la própria do país e de suas regiões? Ela consegue ser uma pedagogia da atualidade? Venha partilhar de sua experiência conosco.
Data: 01 de Dezembro
Horário: 16h às 18h
Docente: Melanie Guerra

Local: Escola Waldorf Rudolf Steiner
Rua Job Lane, 900 – Alto da Boa Vista | SP
EVENTO GRATUITO, INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
Confirme sua presença pelo e-mail info@idwaldorf.com.br