No que concerne à formação de professores,
uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais
e formativas e nos currículos dos cursos é necessária.”

Bernadete Gatti e Elba Barreto- Professores no Brasil: impasses e desafios – UNESCO, 2009

Ser professor exige aguçado senso de observação e percepção de mundo. Exige olhos atentos, mangas arregaçadas, coração.
Exige saber fazer escolhas e tomar decisões.
Isso não se obtém apenas com a transmissão de conhecimentos pedagógicos!

Como ativamos e formamos esse profissional, a partir de processos de autoconhecimento e transformação interior?
Há mais de quatro décadas, nossa Associação Pedagógica promove a formação de professores Waldorf, comprometida com qualidade, consciência da complexidade do ato de educar, preparo para a experiência diária de sala de aula e para o encontro sempre único com cada individualidade que a compõe.
Assim, amparado nessa sólida experiência, o IDW coordena o projeto de fundação da primeira faculdade Waldorf de Pedagogia do Brasil, onde agregaremos algo realmente novo ao cenário da formação de professores, contribuindo com as demandas educacionais brasileiras.

Nossos diferenciais: 

:: Aliar fundamentação teórica sólida à exercitação artística autêntica, como recurso de autoconhecimento e intensificação da sensibilidade do educador.

:: Buscar na metodologia fenomenológica goetheanística o caminho de lapidação da capacidade de percepção e compreensão do mundo e dos fenômenos que nos rodeiam.

:: Considerar a realidade da sala de aula, em termos de metodologia e didática.

:: Olhar atentamente para o ser humano e suas necessidades.

Como é a nossa formação de Professores Waldorf hoje:

:: Enquanto gestamos o credenciamento da Faculdade Rudorf Steiner, oferecemos um curso livre de formação para professores Waldorf, que é realizada em três anos, totalizando 1200 horas de curso.  Para cursá-la você deve fazer inicialmente o Curso Básico de Fundamentação  Antroposófica, com duração de 1 ano (400 horas), que é pré-requisito para os dois anos subsequentes da formação.  Informe-se sobre o inicio da próxima turma.