O Instituto de Desenvolvimento Waldorf

 O Instituto de Desenvolvimento Waldorf (IDW) foi fundado em junho de 2013. Esse instituto pretende, a partir de cursos livres de cunho pedagógico, artístico e humano, difundir as ideias pedagógicas de Rudolf Steiner. Dessa forma surge um real caminho de diálogo com outras correntes,  colocando a Pedagogia Waldorf no debate das exigências da contemporaneidade. 

O IDW busca ser um espaço que possibilite a reflexão e formação continuada do público em geral e do educador. Tem como fundamento a imagem do ser humano tal como Rudolf Steiner a propôs e desenvolveu na Antroposofia. A partir dela podemos revisitar a arte, a ciência e a religião e alcançar novas possibilidades de compreensão e ação pedagógicas.

A cada semestre o IDW oferece cerca de 20 cursos livres, que buscam uma releitura da Pedagogia Waldorf, a partir de uma linguagem acessível.

A receptividade aos cursos oferecidos é grande, congregando um público variado, profissionais da educação que buscam novas respostas às suas indagações pedagógicas, e interessados em geral, que querem ampliar seus conhecimentos.

O IDW assina o projeto de fundação da Faculdade Rudolf Steiner, amparado no patrimônio filosófico, metodológico e didático da pedagogia Waldorf. Essa faculdade oferecerá um curso de graduação em pedagogia cujo currículo será marcado por intensa exercitação artística como caminho de autoconhecimento e sensibilização. Além de firmar o compromisso com o preparo docente para a sala de aula e para as questões do cotidiano escolar. O professor Waldorf será formado na especialização lato sensu.

Associação Pedagógica Rudolf Steiner

A Associação pedagógica Rudolf Steiner (APRS) é uma entidade sem fins lucrativos, de Utilidade Pública, que há 60 anos mantém a Escola Waldorf Rudolf Steiner – primeira escola Waldorf do Brasil.

Oferece um curso livre de formação de professores Waldorf desde 1970. A partir de 1997, legalizou esse curso, formando professores em nível de magistério. Chamou de Centro de Formação de Professores Waldorf (CFPW) a entidade responsável por essa formação, sob sua tutela.

Criou, em 2013, o Instituto de Desenvolvimento Waldorf, com o objetivo de fundar uma Faculdade Waldorf de Pedagogia – elevando a formação do professor Waldorf ao nível superior.

A partir de janeiro/2015 passou a manter também a Escola de Resiliência Horizonte Azul, no bairro jardim Ângela.